Mensagem da Direção

O colégio deve ser o espaço de formação, em que a aprendizagem de conteúdos deve favorecer a inserção do aluno no dia a dia da sociedade e em um universo cultural maior.

A formação escolar deve possibilitar o desenvolvimento das capacidades cognitivas e apreciativas, de modo a possibilitar a compreensão dos fenômenos sociais e culturais e a intervenção neles, assim como favorecer que os alunos possam usufruir das manifestações culturais, nacionais e universais.   No colégio, as atividades educativas são sistemáticas, tem uma intencionalidade deliberada e um compromisso explícito: tornar acessível o conhecimento formalmente organizado.

Ao interagir  com esses conhecimentos, o ser humano transforma-se: aprende a ler e a escrever, obtém o domínio de formas complexas de cálculos, constrói significados a partir de informações diversas, amplia seus conhecimentos, lida com conceitos científicos hierarquicamente relacionados, o que possibilita novas formas de pensamento, de inserção e atuação no seu meio.

A função do Colégio distingue-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por construir uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo. A função do colégio em proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas tem um propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva.